1º Pit Stop da Esperança distribui 10.000 mudas de árvores
O 1º Pit Stop da Esperança foi um sucesso. Em comemoração ao Dia da Árvore, a Fazenda da Esperança N. Sra. de Guadalupe, de Pouso Alegre, distribuiu no dia 21 de setembro, gratuitamente, 10.000 mudas de árvores em menos de 03 horas, que foram produzidas pelos acolhidos na própria Fazenda.
A distribuição foi feita por voluntários, em quatro pontos estratégicos, localizados em frente à Catedral Metropolitana, no Marques Plaza Hotel, em frente à sede da Polícia Militar na saída para Borda da Mata e na entrada do bairro Jatobá. O prazo previsto do evento, que era para ser durante todo o dia, em menos de 03 horas acabaram-se as mudas devido a grande procura pela sociedade que abraçou e se simpatizou com a causa.
A ação teve apoio de diversas instituições, da Polícia Militar, da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, do Ministério Público do Meio Ambiente e de empresas da cidade que acreditam no trabalho realizado pela Fazenda da Esperança, que é uma comunidade terapêutica que atua no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de vícios, principalmente do álcool e droga.
A proposta do Pit Stop da Esperança - “Plantando o futuro com dias melhores”, visava 03 pontos:
1) divulgar a Fazenda da Esperança no seu trabalho social, já que o viveiro de mudas existente na instituição é um dos projetos de laborterapia dos acolhidos, além de inúmeros outros lá praticados;
2) difundir o viés ecológico da Fazenda da Esperança junto a sociedade quanto a preservação do meio ambiente, de vital importância;
3) exercer papel pedagógico para a sociedade para cultura e cultivo das plantas doadas, que possuíam um QRcode com as informações sobre a espécie e como cultivar;
E, felizmente, o sucesso foi alcançado! E ano próximo alcançaremos 20.000 para um novo evento.
Carisma da esperança - História da Fazenda de Pouso Alegre
A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de vícios, principalmente do álcool e droga. A Unidade de Prestação de Serviço de Pouso Alegre/MG recebeu o nome de Fazenda Nossa Senhora Guadalupe e foi inaugurada em 31 de julho de 2011. Sua criação é fruto da iniciativa do Padre Mario Borghi, com apoio da sociedade pouso-alegrense.
Atualmente, a Fazenda da Esperança Nossa Senhora Guadalupe está sob a direção e colaboração de Kleber Dantas Júnior (Presidente), Orivaldo Mauch Milanezi (Vice-presidente), Danillo de Melo Souza (Tesoureiro), Jamilton Alves de Souza (Secretário) e Padre Mário Borghi (Diretor espiritual).
Localizada em área rural de 20 hectares, no bairro rural Cervo, a unidade tem capacidade para receber até 50 acolhidos. A estrutura é composta de casa de triagem, casa de acolhida, casa dos coordenadores e padrinhos, casa de colono, capela, refeitório e cozinha industrial.
A Fazenda oferece condições para uma vida de comunidade como instrumento de mudança de mentalidade e atitudes. O tripé da metodologia aplicada consiste na espiritualidade, comunhão e trabalho e a desintoxicação ocorre de maneira natural, sem uso de medicamentos, no contato com a natureza. Na laborterapia os acolhidos desenvolvem trabalhos de piscicultura, viveiro de mudas, cultivo de hortaliças sem agrotóxico, bem como na cultura de leite e ovos.
E encontra-se em fase final de implantação um laticínio para fabricação de queijos e doces.
Com o programa de recuperação da Fazenda, o beneficiário adquire o hábito pelo trabalho responsável e não encontra dificuldades de competir no mercado de trabalho. Pesquisa feita recentemente com todos aqueles que participaram deste programa demonstrou que 70% permanecem sóbrios; 69% convivem bem em sua família; 65 % recomeçaram ou concluíram os estudos; e 65% se inseriram no mercado de trabalho.
Toda a obra realizada pela Fazenda da Esperança é mantida por meio das vendas dos produtos que os próprios acolhidos produzem e, principalmente, por doações de particulares ou de empresas.
Metodologia
A Fazenda da Esperança acolhe pessoas a partir dos 16 anos, dependentes de droga, alcoolismo e jogo que desejam recuperarse. Também os que são portadores do HIV positivo, que são acompanhados e inseridos no programa de recuperação em regime de internato.
Por ser uma entidade terapêutica, não há uso de medicamentos. A seleção para acolhimento é feita através de entrevista pessoal do acolhido com a equipe de coordenação geral, onde se verifica principalmente a disposição pessoal de se recuperar, pois inexiste internação compulsória e sim espontânea diante da manifestação da própria vontade do acolhido quanto a mudança de vida.
O programa de recuperação tem a duração de 01 (um) ano, baseado no tripé: i) trabalho como fonte de autossustentação, ii) espiritualidade como instrumento de mudança de mentalidade à luz da vivência do Evangelho, e iii) comunhão (reaprender a viver em comunidade).
Como ajudar
Há diversas maneiras de ajudar a Obra Fazenda da Esperança em Pouso Alegre. Você pode ser um Embaixador da Esperança contribuindo mensalmente de forma voluntária.
As doações podem ser feitas via depósito bancário na conta:
OBRA SOCIAL NOSSA SENHORA DA GLORIA – FAZENDA DA ESPERANCA
CNPJ 48.555.775/0084-87
Caixa Econômica Federal,
Ag. 0147,
c/c 01236-4, Op. 03
Ou através de PIX CNPJ 48.555.775/0084-87
Nosso escritório está localizado na Rua Monsenhor José Paulino, 239/1 - Centro, MG, telefone (35) 99151-1967 e o e-mail pousoalegre.mg@fazenda.org.br
O horário de funcionamento do escritório é de segunda a sexta, das 12 às 18 horas.
A Fazenda que está localizada na Estrada da Esperança Km 4, s/n – Bairro do Cervo, em Pouso Alegre/MG. Venha nos visitar!
Fazenda da Esperança: plantando o futuro com esperança de dias melhores!