Sinalização de Segurança na Construção Civil

Sinalização de Segurança na Construção Civil

Em ação

19/12/2022 15:51

A segurança do trabalho na Construção Civil é uma das grandes preocupações de quem trabalha nos canteiros de obra, pois se trata de um local onde os colaboradores estão expostos diariamente a vários riscos. Desta forma, a sinalização de segurança é, sem dúvida, uma das medidas mais importantes no aspecto de segurança, que visa reduzir a exposição aos riscos, uma vez que ela estimula e desenvolve a atenção do trabalhador para os riscos no qual está exposto, permitindo-lhe recordar as instruções e os procedimentos adequados em situações de risco.

A sinalização de segurança tem a função de orientar os trabalhadores e demais pessoas que transitam em um determinado ambiente, quanto aos riscos existentes. Ela tem por objetivo chamar a atenção, de forma rápida e inteligível, para objetos ou situações que oferecem riscos ou possam estar na origem de perigos. Por isso, é de suma importância as sinalizações de segurança serem posicionadas onde podem ser facilmente visualizadas, sem a necessidade de iluminação, identificação e distinção.

A legislação brasileira que refere a esse tema é conhecida como norma regulamentadora NR-26 – Sinalização de Segurança, que determina as cores que devem adotadas para segurança nos estabelecimentos, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. Além da NR-26, as placas de sinalização precisam atender também a NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, que tem como intuito garantir que as informações e orientações sejam transmitidas com clareza para todos os trabalhadores.

As placas de proteção que indicam a obrigatoriedade da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) também são de extrema importância no canteiro de obras e consiste numa exigência da NR-06 (Equipamentos de Proteção Individual). Abaixo estão descritas as cores e os exemplos de utilização da sinalização de segurança:

a) Vermelha: empregada para identificar e distinguir os equipamentos de proteção e combate a incêndio, e sua localização, inclusive as portas de saída de emergência. Utilizada em sinais de parada obrigatória, de proibição e em botões interruptores para paradas de emergência.

b) Alaranjada: empregada para sinalizar perigo. É utilizada em partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos, faces e proteções internas de caixas de dispositivos elétricos que possam ser abertas.

c) Amarela: empregada para indicar cuidado. É utilizada por exemplo em escadas portáteis, corrimãos, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentam riscos, bordas de elevadores de carga, meios-fios ou diferenças de nível, faixas de circulação conjuntas de pessoas e máquinas de transportes, pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos que apresentem riscos de colisão, dentre outros.

d) Verde: empregada para caracterizar “segurança”. É utilizada por exemplo, em chuveiros de emergência e lava-olhos, localização de macas, faixas de delimitação de áreas seguras quanto aos riscos mecânicos, áreas de vivência dentre outras.

e) Azul: empregada para indicar ação obrigatória. É utilizada para determinar o uso de EPI e impedir a movimentação ou energização de equipamentos.

f) Púrpura: utilizada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares. 

g) Branca: empregada em faixas para demarcar passadiços, passarelas e corredores pelos quais circulam exclusivamente pessoas, setas de sinalização de sentido e circulação, localização de coletores de resíduos, áreas em torno dos equipamentos de socorros de urgência e outros equipamentos de emergência, abrigos e coletores de resíduos de serviços de saúde.

Por fim, o uso de sinalização de segurança é obrigatório para todos os tipos de empresas, independentemente do número de empregados. É uma maneira eficaz de se comunicar com os trabalhadores, alertando-os sobre ameaças no local de trabalho. Também vale ressaltar que as cores estimulam nossa percepção, mas devem ser usadas com precaução para evitar  distração e confusão.

Assim, ter o auxílio de uma empresa especializada para a instalação da sinalização de segurança é imprescindível, pois ela respeitará as regras estabelecidas pelas normas regulamentadoras conforme os órgãos reguladores e contribuirá na proteção concreta dos trabalhadores.

A Leal Engenharia e Segurança do Trabalho está ao seu lado para auxiliar sua empresa na prevenção de acidentes e no atendimento aos requisitos legais.

tags: