Tendência da arquitetura em 2021
Dois mil e vinte foi um ano de muitas transformações na vida de todas as pessoas ao redor do mundo. Após mais de 100 anos, enfrentamos novamente uma pandemia, com isso toda a população teve seus hábitos diários drasticamente modificados, o que impactou, principalmente, na arquitetura dos ambientes. Passamos a nos preocupar mais com o nosso lar e sentimos a necessidade de espaços mais confortáveis dentro de casa, a qualidade de vida passou a ser tão valorizada quanto um projeto com estética agradável.
Uma grande tendência deste ano são os espaços multiuso e confortáveis dentro de casa. Com o isolamento, devido à pandemia, todas as empresas foram obrigadas a fechar suas portas e seus funcionários passaram a trabalhar em sistema home office, consequentemente, nos deparamos com ambientes nada agradáveis dentro de casa. Espaços em que não nos traziam nenhum prazer em ficar, mal iluminados, mal ventilados, entre outros problemas.
Ambientes com paisagismo integrados são uma grande aposta para o ano de 2021, podemos abusar das plantas dentro dos espaços e, caso não seja possível a utilização de plantas naturais, temos opções como papel de parede e plantas preservadas, tudo isso para fazer com que possamos nos conectar cada vez mais com o exterior, mesmo estando dentro de casa. A utilização das plantinhas nunca trouxe tanta harmonia para os espaços como
nesses últimos tempos, com o isolamento fomos privados de andar na grama e frequentar espaços abertos como os parques e jardins.
Uma tendência que veio para ficar são os espaços multiusos. Esses com certeza permanecerão na lista de pedidos de todos os clientes depois do ano de 2020. Com a mudança no trabalho e a alteração para o sistema em home office, a maioria da população sentiu a necessidade de ter em casa um espaço, onde pudesse se organizar para trabalhar. Grandes empresas já definiram que mesmo com o término da pandemia irão manter o sistema home office de uma a duas vezes por semana. E por que é tão importante que os espaços sejam multiuso? Simplesmente porque a cada ano a venda de studios e apartamentos compactos, de 30m² a 55m²,só crescem no Brasil. Para planejar uma residência com todas as necessidades de uma família e mais um ambiente de trabalho
áreas tão compactas, só é possível com ambientes multiusos, que são executados com móveis inteligentes, como: sofá-cama, cama oculta dentro do armário, bancada de trabalho que se transforma mesa de jantar e dentre outros.
Para finalizar, quero colocar dois pontos muito importantes que são tendências neste ano, os quais eu acredito que, assim como os colocados acima são muito importantes, no entanto para mim são os mais impactantes e indispensáveis na elaboração de um projeto. Esses são: a utilização da iluminação natural e a influência das cores nos ambientes. Acredito fielmente que ambos possam, quando não considerados na elaboração de um projeto, influenciar totalmente nas sensações que a residência irá causar no morador. Às vezes nos sentimos cansados, indispostos, sempre sem ânimo para realizar as atividades e não notamos que isso tudo foi causado pela influência do espaço no qual estamos inseridos. Por isso, ambientes com iluminação natural são de suma importância, a exposição à luz do sol aumenta a produção de vitamina D, diminui o risco de depressão, melhora a qualidade do sono, auxilia no sistema imunológico, dentre outros benefícios. Desta forma, ambientes projetados para receber a exposição do sol irão aumentar a qualidade de vida das pessoas. Assim como a iluminação natural, as cores também influenciam muito na qualidade de vida. Então, considerar sempre a melhor iluminação conciliada com a cor ideal para o ambiente é muito importante isso irá aumentar sua produtividade, qualidade do sono e até mesmo te deixar mais disposto para realização das atividades. Ficam aqui minhas pequenas dicas sobre as tendências do ano de 2021 na arquitetura.

Larissa Anny Ferreira Garcia
Arquiteta de interiores
tags: tendência, arquitetura