O culto ao padrão de beleza e suas consequências

O culto ao padrão de beleza e suas consequências

Núcleos Setoriais

19/12/2022 12:18

Os padrões de beleza variam de sociedade para sociedade, evidenciando uma construção cultural, científica, religiosa, política, indo além da sua biologia, sendo necessário contextualizar a época que este corpo vive, entendendo o ser humano além de sua aparência, pois esta é uma matéria final de muitos conteúdos.

A busca desenfreada pelo corpo ideal mobiliza diversos conteúdos psicológicos, coletivamente e individualmente, podendo causar transtornos e síndromes como depressão e estresse, sentimentos de inadequação, anorexia, bulimia, ortorexia, vigorexia e outros distúrbios alimentares. A ortorexia é um distúrbio alimentar em que o sujeito tem obsessão por alimentos saudáveis, não comendo absolutamente nada sem ler rótulos ou dentro de seu plano alimentar, enquanto a vigorexia é um tipo de transtorno dismórfico muscular em que a pessoa se sente insatisfeita com seu corpo, fazendo com que ela se enxergue fraca e sem músculos, mesmo sendo forte e musculosa.

As pessoas, principalmente as mulheres, sofrem de maneira drástica a naturalização pelo padrão estético em tempos tecnológicos, já que basta abrir um aplicativo de mídia, explorar as fotos, vídeos e lá estão em destaque corpos endeusados e cultuados, com métricas de algoritmos que revelam a aceitação social através do olhar do outro. Está errado? Depende do que entendemos como certo ou errado, entretanto é importante refletir o corpo como meio de sentimentos e identidades, para além da forma física. Vale enfatizar que não se trata de banalizar a saúde, deixando de lado cuidados necessários para um bem-estar e vida saudável, no entanto compreender os limites e quais os meios utilizados para a conquista de certos objetivos merecem ser pautas de reflexão social.

Nosso corpo comporta histórias, expressões não verbais de suas vivências, além da aparência física existe um ser humano idealizando mais – mais afeto, atenção, ser aceito, respeitado – e vendo através deste prisma, não poderia ser conquistado também de outras maneiras além do padrão de beleza estético considerado ideal?

Existem diversas estruturas de corpos, procurar atingir um objetivo midiático pode ser inalcançável e de extremo sofrimento – a obesidade é um problema de saúde pública, mas a busca por um padrão estético sem limites também está indo nesta direção. Não existem corpos errados, existe apenas um corpo perfeito: aquele que você habita. Cuide deste ambiente para viver saudável.

As consequências deste padrão imposto são graves e somente a terapia psicológica não é suficiente para reverter quadros de Transtornos Alimentares, cabendo aqui, a contribuição multidisciplinar com tratamento psiquiátrico, adequação alimentar com nutricionista, bem como aquisição de habilidades sociais para um comportamento equilibrado.

tags: núcleo feminino